Events.com apps

Geda Cia de Dança estreia Às Vezes, eu Kahlo no Theatro São Pedro no dia 25 de setembro

Geda Cia de Dança estreia Às Vezes, eu Kahlo no Theatro São Pedro no dia 25 de setembro
Event ended

Uma das companhias de dança contemporânea mais longeva e atuante do Rio Grande do Sul, a GEDA Cia. De Dança comemora seus 35 anos de ininterrupta atividade artística com o lançamento do projeto "De Lá Prá Cá", que abrange a estreia da obra inédita, "Às vezes, eu Kahlo", e a volta do elogiado espetáculo "Verde (In)Tenso", ambos com a assinatura da premiada diretora e coreógrafa Maria Waleska van Helden. O programa duplo ocorre no Palco Principal do Theatro São Pedro, no próximo dia 25 de setembro, terça-feira, às 20h. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro (Confira o Serviço).

Frida Kahlo, como ficou conhecida, Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon (Coyoacán, 1907-1954), foi uma das mais importantes figuras da arte no século XX e uma das personagens mais significativas no âmbito político e cultural no México. Sua saúde frágil devido aos muitos traumas sofridos, o conturbado casamento com o pintor Diego Rivera, a impossibilidade de gerar filhos, sua atuação social, seus relacionamentos amorosos, se refletem em sua vigorosa pintura, tornando-a uma mulher controversa e referencial. Este universo rico de possibilidades serve de inspiração para o espetáculo, "À Vezes, eu Kahlo". Concebido e dirigido pela coreógrafa Maria Waleska van Helden, a montagem tem como protagonista a bailarina-intérprete, Graziela Silveira.

Partindo da imobilidade de Frida Kahlo, colhendo gestos contemporâneos, "Às vezes, eu Kahlo" tem foco no período em que Frida foi compulsoriamente paralisada em sua cama pelo grave acidente que sofreu, tornando-se uma mulher ágil, criativa, determinada a prosseguir em sua trajetória. Frida constrói uma personalidade admirada e icônica em nosso século. O espetáculo de dança contemporânea intenciona incorporar e traduzir, ao extremo, as cores e dores de Frida e toda a sua "imobilidade móvel" emoldurada pela própria inquietação.

Conforme Maria Waleska,"a montagem tem como ponto de partida um aspecto não tanto explorado dentro desta avalanche de produtos comercializados, como canecas, camisetas e outros objetos, trazendo a imagem desta mulher", e observa: "Frida é revelada nesta obra pela intensa resiliência e submissão ao amor de Diego Rivera. A soma das dores, o acúmulo das amputações, as transgressões emocionais e o prazer físico, perpassam pelo filtro de pequenos lutos que fazem o alicerce desta personagem transformando-a em mulher revolucionária".

 

Verde

O segundo programa da noite é Verde (In)Tenso, espetáculo vencedor do Prêmio Klauss Vianna 2016. A obra explora a gênese do gaúcho e contempla os diversos cenários que constituem o Estado. Na coreografia, os bailarinos traduzem as paisagens dos verdes pampas, a velocidade dos ventos e as vastas planícies, tão próprios do Rio Grande do Sul, em uma sequência de movimentos que expressam a identidade do gaúcho. Para Maria Waleska van Helden, "Verde (In)Tenso determina a intensidade do nosso gesto, da nossa gente?. No elenco, estão Carini Pereira, Consuelo Vallandro, Georgia Macedo, Graziela Silveira, Miguel Sisto, Priya Konrad e Sahaj. Convidados: Clarissa Gomes e Lucas Dorneles Magnus.

Classificação etária: 12 anos

Duração: 50 minutos

Vídeo do espetáculo "Verde (In)Tenso": https://www.youtube.com/watchv=W1VJTa22a0A
 

Sobre a GEDA

A GEDA Cia. de Dança Contemporânea foi fundada em 1983 pela coreógrafa Maria Waleska van Helden e teve marcante atuação, inicialmente, no Interior do Rio Grande do Sul, na Região da Fronteira-Oeste, divulgando este gênero de dança. Em 2000 a companhia estabeleceu-se em Porto Alegre, desenvolvendo um trabalho de dança contemporânea e dança-teatro. Entre suas premiadas montagens, que englobam interferências, performances e espetáculos, estão: Piscina(2002), Traição (2003), Idas e Vindas (2003), Pop (2006), Tic Tac (2006), Esconderijos do Tempo (2006), Corte (2009); Il faut trouver chaussure á son pied (2011); Projeto Altos e Baixos (2012) ; Cem Metros de Valsa e Um Grama (2011 - Prêmio Açorianos de Dança); Não me toque estou cheia de lágrimas - Sensações de Clarice Lispector (2012); Verde (In) Tenso(2016). Destacam-se, ainda, o projeto Todas as Estações em Movimento, formada pelas coreografias: Inverno (2007), Outono (2007), Primavera(2008) e Verão (Mar-Íntimo/2010). Ao longo deste período, a companhia contribuiu para a formação de várias gerações de bailarinos e realizou trocas significativas com outros diretores, tendo seu talento reconhecido em diversas capitais no Brasil, e no Exterior (Espanha, Cuba, Bélgica, Argentina).

 

Canais da companhia:

http://gedaciadedanca.blogspot.com

gedaciadedanca@gmail.com

Views - 26/09/2018 Last update
art
Theatro São Pedro
Praça Marechal Deodoro, Rio Grande do Sul, 90010, Rio Grande do Sul, Brazil
Create an event
Create events for free. They will be immediately recommended to interested users.
Nearby hotels and apartments
Praça Marechal Deodoro, Rio Grande do Sul, 90010, Rio Grande do Sul, Brazil
Discover more events in Porto Alegre
Discover now
Discover more events in Porto Alegre
Discover now
Theatro São Pedro
Praça Marechal Deodoro, Rio Grande do Sul, 90010, Rio Grande do Sul, Brazil
Create an event
Create events for free. They will be immediately recommended to interested users.
  1. Porto Alegre
  2. Silvia Mara Abreu
  3. Geda Cia de Dança estreia Às Vezes, eu Kahlo no Theatro São Pedro no dia 25 de setembro
 
 
 
 
Your changes have been saved.